

PARA QUEM?
//empreendedores
//criativos
//interessados
Nosso público principal é o designer independente. O conceito “design independente” foi utilizado pela curadora e fundadora da OPEN, Camila Farina, em 2015, para denominar esse profissional que viu nascer, empreendendo solo e atuando em todas as frentes do seu negócio de design. O fenômeno foi reflexo da falta de espaço na indústria, busca por novos estilos de vida, entre outros fatores sócio-culturais e econômicos. Acontece que cursos, mentorias e formações oferecidas no mercado não atendem apropriadamente o perfil desse novo empreendedor.
O LABORATÓRIO
O LABORATÓRIO OPEN oferece a profissionalização dos designers independentes do Sul do Brasil e de suas marcas. Ele foi pensado por quem acompanha diariamente a rotina empreendedora desses criativos que mergulham, inevitavelmente e muitas vezes sem nenhum apoio, formação ou orientação, no mundo dos negócios. Ele propõe um espaço de troca, inspiração, apoio e desenvolvimento. Não é sobre acelerar, mas sobre aprofundar e auxiliar para uma caminhada consistente e sustentável.



A OPEN DESIGN INDEPENDENTE
A OPEN Design Independente é uma Organização que reúne em sua Comunidade desde sua fundação, em 2015, mais de 500 designers do Sul do País - RS, SC, PR. Á frente de ações de desenvolvimento e exposição das marcas desses designers, como as já reconhecidas feiras, uma loja com foco em Design para CASA e seu Portal online, a OPEN tem como propósito difundir a cultura do design e capacitar os designers independentes para o empreendedorismo. Com o objetivo de ter um ambiente para promover essa formação, nasceu o LABORATÓRIO OPEN.
A. Criação
B. Desenvolvimento
C. Fortalecimento
D. Expansão
Desenvolvemos uma metodologia própria, que considera todas as demandas e características do Designer Independente, analisadas a partir de pesquisas e observação atenta do nosso público. O Open LAB tem o objetivo de potencializar marcas do design independente e trabalha a partir de um método baseado em:

METODOLOGIA
PRÓPRIA
Para isso, dividimos nossas ofertas de conteúdo em:
● Rotas de conhecimento organizadas em cursos independentes e divididas em módulos de aprendizado;
● Módulos integram os cursos e podem ser contratadas individualmente;
● Palestras inspiracionais com nomes referência;
● Workshops especiais;
● Encontros exclusivos com profissionais e especialistas
● Oficinas com designers independentes para compartilhamento de conhecimento, técnicas e experiências.

QUEM ESTÁ
A FRENTE
CAMILA FARINA
Diretora do LAB e Fundadora-Curadora da OPEN
Com mais de 10 anos atuando em curadoria de cultura e design, Diretora da AP Design do RS, mais de 12 anos na docência em Design das maiores escolas do Sul do país,, Camila idealizou o LAB e concebeu seu propósito, sendo nó de rede no segmento do Design.
ROBERTA HENTSCHKE
Coordenadora do LAB e CEO da Bora Design de Negócios
Mentora de marcas, Mestre em Arquitetura, pós graduanda em design de Serviços, atuando na Docência e pesquisa em Design e Empreendedorismo, Roberta vai coordenar o LAB e garantir excelência nas nossas atividades.


COMO
FUNCIONA
ROTAS DE CONHECIMENTO
O DESIGNER identifica suas necessidades > escolhe a ROTA que deseja trilhar e adquire o CURSO COMPLETO ou apenas um MÓDULO para aprofundar um tema específico > contrata e aproveita benefícios de desconto se fizer parte da Comunidade OPEN.
ATIVIDADES PARALELAS
MENSALMENTE também poderá aproveitar PALESTRAS e WORKSHOPS especiais oferecidos pelo LAB.
BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE
O DESIGNER que integra a Comunidade Open estando inscrito em pelo menos um evento no ano de 2022 já poderá aproveitar benefícios de descontos e gratuidades.


ONDE
ACONTECE
No NAU Livespaces. Uma comunidade de pessoas que tem o desejo de gerar impacto e transformação. O prédio histórico do antigo Clube dos Gondoleiros foi transformado nesse ambiente cheio de vida e pronto para receber o design.
> auditórios
> salas para mentorias
> ambientes de convivência

MENTORA CONVIDADA

LUANA PAGLIARINI
Comunicação e Marketing Digital
Jornalista graduada pela Unisinos, pós-graduada em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS e fundadora da SOLO_, uma empresa de estratégia em comunicação e marketing digital. Tem experiência de mais de 10 anos em comunicação e marketing com impacto social. Neste período, coordenou projetos de estratégia, criação e gestão de redes sociais e esteve à frente de times de produção de conteúdo digital. Já coordenou a comunicação de projetos culturais e sociais, como festivais de música, circo e teatro. É especialista em humanização de comunicação e marketing, com forte atuação em posicionamento de marcas, pontos de contato digitais e linguagem de atendimento. Como empreendedora na SOLO_ Estratégia Digital Transformadora, pensa e executa ações para transformar empresas em marcas memoráveis, donas de um espaço único no seu nicho de mercado, conectadas com sua verdade, com as pessoas envolvidas e suas causas, gerando resultados, engajamento e relevância.
ROTA 1
CURSO 1:
Comunicação
& vendas
Este curso é composto por 4 módulos
Carga horária total: 24h
Prof.: Luana Pagliarini
Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h
Local: Nau Live Spaces

MÓDULO 01
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL PARA IMPULSIONAR AS VENDAS
2 aulas // 6 horas
Você utiliza todas as possibilidades que o ambiente digital oferece como estratégia de vendas? Esta oficina vai te mostrar como funciona o funil de vendas nas redes sociais e como aplicar estratégias focadas em vendas para a sua marca. Também vamos abordar técnicas de marketing digital para obter mais resultados e mostrar o que uma marca precisa para vender mais.
Durante a oficina, você terá a oportunidade de exercitar este conteúdo.
MÓDULO 02
DOMINE O ALGORITMO DO INSTAGRAM POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO
2 aulas // 6 horas
Qual é o melhor horário para postar? Quantos posts eu devo publicar por dia? Eu tenho que fazer Reels para engajar no Instagram? Se essas perguntas ficam na sua cabeça, esta oficina é para você! Vamos te ensinar a dominar o algoritmo do Instagram usando estratégias de conteúdo gratuito. Também vamos falar sobre os tipos de posts e como utilizar cada formato para atender os objetivos do seu negócio. Você vai aprender também a usar as métricas do Instagram ao seu favor e criar a sua própria estratégia. Durante a oficina, vamos colocar a mão na massa e aplicar os conhecimentos adquiridos.
MÓDULO 03
COMO ENCANTAR SEU CLIENTE NO AMBIENTE DIGITAL
2 aulas // 6 horas
Marcas com excelência em atendimento vendem mais. E nesta oficina você vai aprender como encantar seus clientes no ambiente digital. Vamos te apresentar estratégias com aplicação simples para construir relações fortes e fidelizar seus clientes. Também vamos te ajudar a se relacionar com novos clientes e prospectar vendas. Você vai aprender a criar uma linguagem coerente com a sua marca para gerar conexões verdadeiras. Vamos trabalhar juntos para que você possa finalizar a oficina pronto para aplicar seu próprio padrão de atendimento.
O Instagram quer que você faça anúncios. E esta oficina vai te ensinar como trabalhar estrategicamente a gestão de anúncios no Instagram, investindo pouco e focando em resultados. Vamos te mostrar como segmentar seus anúncios conforme o público que você quer atingir e mostrar o passo a passo para desmistificar o tráfego pago no Instagram. Também vamos ensinar como utilizar as métricas do Instagram para criar campanhas cada vez mais assertivas. Você poderá aplicar os conhecimentos durante a oficina e tirar suas dúvidas.
