OPEN FEIRA DE DESIGN: o início da nossa história

A OPEN Feira de Design nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional. Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral. A proposta da feira era ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores e incentivar o consumo consciente, com contato direto com os designers e criadores. 

Em função da Pandemia do COVID-19 e da consequente crise econômica que afetou diretamente o evento e seus expositores, a feira apostou em uma versão online configurada em um marketplace.



OPEN DESIGN INDEPENDENTE: de feira à organização

Com as adversidades que enfrentamos na pandemia, percebemos que a OPEN poderia expandir suas atividades para além da feira. Assim, em 2021, imergimos em um longo processo de mentoria com a antropóloga empresarial Carmencita Job. Foram meses desenvolvendo um plano para revisitar nossas origens, nosso propósito e desenhar nosso posicionamento como organização.

Então definimos a OPEN como uma organização que tem como principal objetivo criar conexões, através de eventos, canais online e físicos e formação, difundindo e expandindo a cultura do design e incentivando o Design Independente do Sul, em diálogo com o Brasil. 


 

CAMILA_v1.png
Camila Farina

é diretora da empresa Maria Cultura e idealizadora da OPEN. Atua com direção criativa de projetos e por suas mãos já passaram grandes realizações como a mostra Italian Genius Now Brasil, o Memorial do Theatro São Pedro, duas edições do Pixel Show POA, uma edição itinerante da Bienal do Fim do Mundo, o Cidade Transmídia, entre tantas outras mostras de arte, design e projetos nas diversas áreas culturais

POS EVENTO_v2.png
  • Geramos transformação através da conexão e relacionamento dos designers independentes com consumidores admiradores do design em todo o Brasil. Também incentivamos o desenvolvimento profissional desses criadores valorizando o seu potencial como empreendedores inovadores e ampliando o seu reconhecimento no segmento do Design Independente.
     

  • Criamos conexões entre criadores, consumidores e admiradores do Design Independente, difundindo a cultura do Design e profissionalizando o Design Independente do Sul do Brasil.
     

  • Ampliamos os pontos de contato das marcas de designers iniciantes e intermediários da região  do sul e promovemos diálogos com o Brasil.
     

  • Difundimos  a cultura do design do Sul no Brasil, desenvolvendo os designers da região e sendo a ponte entre esses profissionais, o mercado e o público admirador de design no Brasil e no mundo.

Com isso, promovemos o Selo do Design Independente, que qualifica e desenvolve uma rede de Designers Independentes do Sul do Brasil.

nossas causas

o feminino

o social

o ecológico